Paulo WERNECK – Estrela do Mural Brasileiro
“Paulo Werneck (1907-1987) foi um dos maiores muralistas brasileiros. Sua obra está intimamente ligada ao projeto moderno da arquitetura brasileira, que descobriu na união do mosaico com o concreto armado a possibilidade de humanizar os espaços, tais como os projetos de Niemeyer para a Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte e o Senado Federal, em Brasília.”
“Nascido no Bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro, o artista plástico nunca abandonou seu lar. Foi em Laranjeiras que viveu e trabalhou durante seus 80 anos de história. Autodidata, Werneck foi pintor, desenhista, ilustrador e designer. Seu trabalho, considerado modernista, pode ser visto em centenas de painéis cerâmicos destinados à fachada de edifícios e denominados na época de Artes Aplicadas.”
“Além dos famosos painéis da Pampulha, são obras de Werneck os painéis do Estádio do Maracanã, do Ministério da Fazenda (Rio de Janeiro), do Senado e do Palácio do Itamaraty (Brasília), e da agência do Banco do Brasil no Recife Antigo (Recife), entre outros 300 murais para residências, prédios públicos e comerciais. Seus trabalhos estão expostos a céu aberto, permeando o espaço público de várias cidades brasileiras.”
“Se hoje o mosaico é um recurso popular nas construções brasileiras, na década de 1940, se tratava de uma novidade. Os painéis de Paulo fazem parte de um momento histórico em que arte, arquitetura e urbanismo eram intimamente integrados, de modo que arquiteto e artista participavam lado a lado nos projetos, de sua concepção ao resultado final.”
“Werneck, juntamente com Portinari, Di Cavalcanti e Burle Marx, entre outros, foram os primeiros artistas a colaborar com os jovens arquitetos que levaram adiante os ensinamentos de Le Corbusier: Procurar meios pictóricos de adornar as estruturas de concreto, da nova arquitetura sendo proposta”.
Fontes: Revista Bamboo e Archdaily Brasil